O poder do toque

posted in: reflexão | 2

A importância do poder do toque 

 

Disse há algum tempo no blogue que gostava de iniciar um novo desafio por aqui e não vir só “despejar” trabalho. Gostava que o blogue tivesse novos conteúdos e gostava de falar sobre diversos temas, assuntos que me interessam e dos quais me identifico, que me dizem alguma coisa e por isso gostava de partilhar a minha opinião e também perceber as vossas opiniões em relação aos mesmos temas.

Hoje, vou partilhar convosco a minha opinião sobre o poder do toque e o que já li sobre isso.

É um tema e um assunto que me interessa bastante pois eu acho que tocar em alguém pode fazer milagres!

Tocar em alguém é uma forma de carinho, estreita laços afetivos, tem o poder de acalmar e até de fortalecer o nosso sistema imunológico.

Parece que o nosso corpo relaxa quando nos sentimos tocados e abraçados por alguém. Toda a gente já viu, com certeza, um bebé que chora e que quando é pegado ao colo por alguém que lhe é próximo, acalma e relaxa até lentamente ir parando o choro.

 

poder do toque

 

Estudos garantem que o poder do toque pode chegar a curar doenças. Eu acredito!

Se olharmos para os animais que quando se ferem começam a lamber a própria ferida, as mães e os pais que demonstram o carinho que sentem pelo seu bebé através de festas, beijos e muito colo. Se estivermos stressados ou angustiados com alguma coisa ficamos muito mais calmos quando outra pessoa nos abraça fortemente ou nos conforta com o toque da sua mão. Há casos de pessoas que estavam à beira da morte e que ao sentirem o calor do toque de alguém reverteram o seu quadro clinico.

Às vezes parece magia que um beijo dado pela mãe na ferida do seu filho alivie a dor que ele sente, não é? Mas não é magia, é só Amor!

E o toque é uma demonstração de amor. É por isso que pessoas que não são tocadas e que não tocam os outros podem vir a sofrer de carência de afetos, e uma festa ou caricia no rosto ou na mão de alguém pode ser milagroso.

E a vossa opinião sobre este tema, qual é?

Beijos e até amanhã.

Carla

Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
Instagram

 

2 Responses

  1. Maria João Machado

    Em resposta a essa publicação, só tenho a dizer: vamos dar abraços. Adoro ver os vídeos no youtube, onde estranham oferecem os seus abraços a quem passa. E há pessoas que ficam tão, mas tão felizes!!

  2. Maria João Machado

    Só para dizer que à conta deste post fui ver os tais vídeos e sempre me emociono. A tal ponto que partilhei no fb. E dei um erro no comentário anterior – deve ler-se: onde estranhos oferecem… e não onde estranham… lol. Um abraço!

Leave a Reply