Educação

Educação e Respeito

posted in: reflexão | 2

Educação

 

Chegou Abril e hoje venho falar de um assunto que me incomoda um bom bocado: Educação e Respeito.

Às vezes fico com a impressão de que as pessoas acham que se disserem Bom Dia, Obrigado, Por Favor e Com licença fazem a sua parte no que toca à Educação.

E realmente é muito bonito dizer todas essas palavras e não custa mesmo nada, até calha muito bem ser simpático e dá logo ali um ar de boa pessoa, mas a educação é muito mais que isso. Educação é um modo de estar em sociedade que tem como referência alguns pontos como: justiça social, igualdade de direitos e deveres e democracia.

Ora então, ser educado é ser solidário e eu já presenciei algumas pessoas que entram num espaço, alegres e sorridentes, dizem Bom Dia aos presentes mas que enquanto permanecem nesse mesmo espaço são tudo menos educados.

Educação não tem só a ver com simpatia, cortesia ou outra coisa qualquer, educação é também saber ouvir e aceitar as diferenças dos outros. E a nossa liberdade acaba quando atinge a liberdade do outro!

Mandar lixo para o chão não é falta de educação?

Cuspir para o chão ou não apanhar os dejetos dos seus animais de estimação não é falta de educação?

Deixar de parabenizar uma pessoa próxima no seu aniversário não é falta de educação?

Saber que o primo, o amigo, o vizinho ou algum familiar foi hospitalizado e não ligar a saber do seu estado de saúde não é falta de educação?

Ver alguém na fila do supermercado com 2 ou 3 produtos e não deixar passar à frente quando nós temos o cesto ou o carro cheio não é falta de educação?

Usar as redes sociais para lá “cuspir” frases feitas para atingir alguém não é falta de educação?

E a lista parece não ter fim, mas o que mais me deixa de boca aberta no que toca à educação ou à falta dela é que normalmente é exigida por parte de quem pouco a pratica. E isso dá, efetivamente que pensar!

Será mesmo que eu tenho o direito de exigir educação quando não fui educado com alguém?

 

De qualquer maneira, se leram o texto até ao fim, o meu muito obrigada!

Beijos, Carla.

 

Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
Instagram

2 Responses

Leave a Reply